Busca

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Software portable

Isto ainda vai mudar os rumos dos programas de informática: Programas Portable. Aqui no QuerAprender, principalmente aos frequentadores mais antigos do fórum, já ouviram falar disso, porém para muita gente é novidade.

O que vem a ser este tal de portable?
São programas que podem rodar sem precisar instalar em seu computador e com tudo o que os programas legítimos e registrados fazem.

Para quê inventaram isso?
Para serem carregados no pendrive ou outro tipo de mídia removível, daí o nome portable (portátil).


O que eu ganho com isso? Por que usar esse tipo de programas ao invés de instalar?

- Sabe aquele programa que você costuma instalar para usar uma vez na vida e só fica lá parado ocupando espaço e pesando seu Windows? Se ele fosse portable você não precisaria instalar nem deixar seu computador mais lento à toa.

- No caso de uma reinstalação de Windows, normalmente você teria que instalar novamente todos os seus programas, não é verdade? Tendo eles portables, você não vai perder tempo reinstalando aquele monte de programas novamente e que ainda podem deixar seu sistema operacional mais pesado.


- Imagine que você tem um arquivo de CorelDRAW no pendrive e quer mostrar para um amigo no computador dele, mas ele não tem o CorelDRAW instalado. Se você também tiver o CorelDRAW Portable em seu pendrive isto não será problema, pois a maioria pode rodar em micros com restrições de instalação (como no trabalho, ou em Lan-houses, por exemplo).- Você pode testar o programa sem compromisso e ver se é adequado às suas necessidades. Se você não gostou, é só apagar o arquivo, não precisa de instalar/desinstalar/registrar mesmo.

- O executável normalmente é menor que o espaço ocupado quando instalado, pois costumam retirar algumas coisas que não vão fazer falta para o programa funcionar normalmente.

Gostou? Gostaria de testar algum? Teste a última versão do Photoshop CS3 em pouco mais de 50 Mb (e ainda vem com vários plugins diferentes incluídos por mim). Acesse o fórum clicando na figura abaixo (é necessário se registrar):

Tem um montão que assim como este, fui encontrando na internet e também estão lá no fórum, basta clicar aqui. Você também pode buscar os seus, mas como muita gente ainda não conhece, não se acha tão fácil no Google, dependendo do programa, mas mas e quiser buscar por lá, basta colocar na busca assim: "Portable nome do programa" (entre aspas duplas) que se for um programa popular você encontra.

Se quiserem mais portables, peçam, escrevam, comentem, sugiram,
enviem, fiquem à vontade.

Nenhum comentário: